29 setembro 2009

Reunião para proceder à escolha dos membros da mesa das secções de voto

Foi com incredulidade que, no dia 21 de Setembro de 2009, li o post publicado no blog “promessas etc”, que, embora sem o referir expressamente, é comandado pela coligação CDU.
Na verdade, o post supra referido, cuja autoria não é assumida por ninguém em concreto, tenta retratar o que se passou na reunião que teve lugar na Junta de Freguesia de Rio Tinto, no dia 10 de Setembro de 2009, pelas 22 horas, e na qual estive presente na qualidade de Delegado designado pelo PS (Partido Socialista), no sentido de se proceder à escolha dos membros da mesa das secções de voto, em Rio Tinto.
Contudo, como a descrição ali apresentada nada tem a ver com a realidade eu não me sentiria descansado, se não desse o meu contributo para que a verdade dos factos seja reposta.
Assim, refere-se naquele post que, O Sr. Presidente da Junta apresentou uma pasta com mais de 100 nomes que diziam respeito à “bolsa de agentes eleitorais”. Ora, em primeiro lugar devo dizer que nunca foi feita referência à “bolsa de agentes eleitorais” prevista na lei. Para quem esteve presente naquela reunião e nela participou de forma séria, sabe que a “bolsa” aí aludida, decorre de uma prática corrente acordada unanimemente entre todas as forças políticas (onde se inclui a coligação CDU), no sentido de se designar como membros das mesas das assembleias de voto, cidadãos eleitores não inscritos em qualquer partido político. Assim, e quanto a este ponto, todos os Delegados presentes naquela reunião estiveram de acordo quanto à forma de designação dos membros das mesas das assembleias, concordando também que, para melhor compreensão se utilizaria a palavra “bolsa”, para os lugares a serem ocupados por eleitores não inscritos em qualquer partido político.
Quanto à participação do Sr. Presidente da Junta nesta reunião, e de acordo com a vontade de todos os Delegados nela presentes, limitou-se a fornecer uma grelha em branco, para que os senhores Delgados pudesse melhor analisar e preparar a distribuição dos membros das mesas, equitativamente, por várias forças políticas presentes.
Posteriormente, depois de alcançado o acordo entre as várias forças políticas presentes (o senhor delegado da coligação CDU também manifestou expressamente o seu acordo) quanto à escolha dos membros das mesas, o Sr. Presidente da Junta elaborou o suporte informático, ou seja, preencheu a grelha no computador, por sugestão dos senhores Delegados que, depois de impressa, foi rubricada por todos os que estiveram presentes nessa reunião.
E, pasme-se, tudo isto decorreu sem que o delegado da coligação CDU alguma vez tivesse manifestado qualquer protesto. Mais, o delegado da CDU, manifestou sempre o seu acordo em todas as deliberações tomadas nesta reunião.
Portanto, das duas uma: Ou o post publicado em 21 de Setembro de 2009, no blog “promessas etc” foi redigido sem ter sido consultado o Delegado da coligação CDU (ou qualquer outro delegado presente na reunião para a designação dos membros das mesas das assembleias de voto), ou então, trata-se de mais um malabarismo político, com a intenção de denegrir a imagem do Exmo. Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, a que, aliás, a coligação CDU nos tem vindo a habituar nos últimos tempos.

Saudações socialistas,
O Delegado do PS
Correia da Silva

Sem comentários:

Declaração

Este blogue é um fórum aberto à participação crítica, responsável e construtiva de todos os militantes do Partido Socialista de Rio Tinto das secções Rio Tinto-Ponte e Rio Tinto-Estação.

As mensagens publicadas são da responsabilidade exclusiva dos seus autores e como tal não representam nenhuma posição oficial do Partido Socialista e de qualquer dos seus órgãos.