28 janeiro 2009

Desemprego, Acção Reacção!


Como resistir a este monstro que teima invadir os nossos lares.
Estaremos preparados?

Todos os dias vemos na comunicação social novos encerramentos de empresas, suspensão de trabalho por tempo indefinido... Como vai sobreviver o desempregado que tem as suas contas para pagar: o empréstimo da casa, do carro, os infantários, as universidades...?
Hoje os tempos estão difíceis e mesmo sabendo que que existem instrumentos de curto e médio prazo (como subsidio desemprego, a saúde e educação pagas pelo estado) não podemos cruzar os braços!
Um dos aspectos mais graves desta crise é a perda de confiança nos mercados. Todos sabemos que a confiança demora muitos anos a construir e pode, de um momento para o outro, perder-se, e este é um dos aspectos mais fulcrais da economia, pois faz com que a recuperação seja mais lenta e demore mais tempo a ganhar velocidade.
E utilizando uma expressão já muito conhecida, podemos-nos questionar, não só pensando no que o país pode fazer por nós mas o que nós podemos fazer pelo país...
O desempregado não pode baixar os braços! Urge descobrir novos talentos, novas competências; às empresas e aos gestores competem abraçar novos projectos, novos mercados, novas missões empresariais, inovação, tecnologia etc..

Vale a pena reflectir!

Saudações socialistas,
Nuno Lima

Sem comentários:

Declaração

Este blogue é um fórum aberto à participação crítica, responsável e construtiva de todos os militantes do Partido Socialista de Rio Tinto das secções Rio Tinto-Ponte e Rio Tinto-Estação.

As mensagens publicadas são da responsabilidade exclusiva dos seus autores e como tal não representam nenhuma posição oficial do Partido Socialista e de qualquer dos seus órgãos.