23 janeiro 2009

Despoluição do Rio Tinto

Considerando a melhoria da qualidade de vida e ambiental dos Riotintenses, no decorrer do ano de 2008, o PS de Rio Tinto levou a efeito um ciclo de reuniões com a empresa Águas de Gondomar, S.A., a ETAR de Rio Tinto e a Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARHN), com o objectivo de se inteirar de quais as potencialidades e competências destas entidades para a despoluição, requalificação e revalorização ambiental do Rio Tinto, que dá nome a esta freguesia.
Assim, no dia 23 de Junho de 2008, teve lugar a primeira destas reuniões, que decorreu na sede da empresa Águas de Gondomar e na qual estiveram presentes a administração desta empresa e uma representante da ETAR de Rio Tinto, para além de dois militantes do PS Rio Tinto, Vasco Loureiro e Paulo Pinto.
Desta reunião, resultou que nenhuma destas entidades tinha um plano concreto para despoluição do Rio Tinto, mas mostraram-se disponíveis para contribuírem nesse sentido dentro das suas possibilidades que, confessaram, serem muito limitadas.
Por razões de agenda, só em 29 de Dezembro de 2008, se levou a cabo a reunião com a ARHN, com a presença do Presidente daquele Instituto Público.
Desta reunião obteve o PS de Rio Tinto, informações importantes. De facto, informou o Presidente da ARHN que, por este Instituto Público, passará obrigatoriamente qualquer projecto em curso, ou ainda por desenvolver, relativamente à despoluição de rios ou qualquer outro recurso hídrico da região norte, não tendo sido apresentado ainda, pelo menos até à data da reunião, qualquer projecto de despoluição do Rio Tinto.
Assim sendo, parece não corresponder à verdade as afirmações da Câmara Municipal de Gondomar, divulgadas informalmente, no sentido que dispõem de um projecto de despoluição do Rio Tinto.
Outro aspecto positivo desta reunião foi também a disponibilização, por parte da ARHN, de importantes elementos para análise e discussão.
Saudações Socialistas,
Vasco Loureiro

Sem comentários:

Declaração

Este blogue é um fórum aberto à participação crítica, responsável e construtiva de todos os militantes do Partido Socialista de Rio Tinto das secções Rio Tinto-Ponte e Rio Tinto-Estação.

As mensagens publicadas são da responsabilidade exclusiva dos seus autores e como tal não representam nenhuma posição oficial do Partido Socialista e de qualquer dos seus órgãos.